Do meu vizinho de cima sei apenas a voz e alguns dos ruídos esparsos que faz ao longo da manhã. A quarentena e o isolamento nos levam a vivenciar os rituais e a intimidade de quem está próximo. Morando num prédio de 15 andares, com 8 apartamentos por andar, torna-se…


A rua XV está vazia como nunca, e eu sou um homem sozinho te procurando em luzes que já não habitas. As calçadas resguardam sombras de vidas desavizinhadas de mim, e tão rasas; que não valem mais a pena remar. É domingo, um dia como qualquer outro. Saí a procura…


ARCIMBOLDO. Giuseppe. Vertumnus. 1590. Óleo sobre madeira, 68 x 56 cm.

Não há muito o que falar sobre a tristeza, apenas que é passageira, cíclica, rotineira e subjetiva; mas abrindo mão de qualquer pressuposto filosófico ou psicológico, é preciso admitir que independente das motivações, ou a falta delas, a tristeza precisa ser vivida.

Longe de fazer uma ode à tristeza ou…


[…]

Mas se Deus é as flores e as árvores

E os montes e sol e o luar,

Então acredito nele,

Então acredito nele a toda a hora,

E a minha vida é toda uma oração e uma missa,

E uma comunhão com os olhos e pelos ouvidos.

Fernando Pessoa…


Terminei ontem a leitura de “O teu rosto será o último”, romance de João Ricardo, autor da nova literatura portuguesa, mas não é desta nem de outras obras de lá que quero falar. Ontem também encerrou-se mais um ano letivo, mais um capítulo na busca incansável de construir o futuro…


Minha avó temia estrelas cadentes. Não porque algum trauma diante do insucesso a acometia, mas porque nessas noites tão inesperadas, seu pai, um homem com ar de italiano autoritário decidia destilar seus ódios e seus insucessos financeiros nas costas de seu genro, no caso meu avô, que na época era…


Você sempre vai fazer igual, meu boy, e sempre vai cair, levantar e crer que há um destino trágico em torno desses tropeços. Sempre vai contar as mesmas anedotas, falar do teu pai, da tua mãe, da cidade em que você pouco visita, e incrível que todos vão gostar de…


Saiu para a rua respirando a umidade de um fim de tarde em que a chuva ainda escurecia a paisagem. Nenhuma gota vertia do céu, nem uma brisa fria para indicar mais uma nuvem negra sobre o bairro de sua infância. …


Mais um campeonato acaba, e como costume, meu time amarga uma posição qualquer que não a do primeiro lugar, o digno campeão. É segundo, foi vice, uma campanha boa para os tropeços iminentes do segundo semestre pra cá. Junto a isso, também encerra-se um ciclo financeiro e administrativo, em que…


Há uma fina camada d’água sobre as tábuas da ponte que atravessa o pequeno córrego. Parece escorregadio e incerto a passagem, mas mesmo assim arrisco e lentamente vou cruzando a passos lentos. Cada passada é movida por um receio de que no próximo pé cairei, por puro descuido e segurança…

Brendon Klopass Locks

Apenas um embaralhado de tédio e memórias embaçadas, que entre uma mágoa e um gol de empate, encontra a si mesmo — Professor de literatura e ciclista

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store